segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ÁTOMO

Átomo é a menor partícula que caracteriza um elemento químico.
Como é constituído o átomo?
O átomo é constituído por pequenas partículas, tão pequenas que numa cabeça de alfinete pode conter 60 bilhões deles. Os átomos por sua vez são feitos por partículas ainda menores, os protões, os neutrões e os electrões. Os protões possuem carga positiva, os neutrões não têm carga e os electrões têm carga negativa.
Qual a história do átomo?
A ideia de átomo começou a ser descoberta por volta do séc. V a.C. pelos filósofos gregos Demócrito e Leucipo, mas no séc. XVII é que é confirmado a existência do vazio.
Dalton, no séc. XIX retomou a ideia que os átomos eram os constituintes básicos de toda a matéria. No seu ponto de vista os átomos seriam partículas pequenas, indivisíveis e indestrutíveis (como se pode ver na figura 1). Cada elemento seria constituído por um tipo de átomos. Quando combinados, os átomos dos vários elementos formariam compostos novos.
Em 1897, Thomson descobriu partículas negativas muito mais pequenas que os átomos, os electrões, provando que os átomos não eram indivisíveis, também tomou como teoria que os átomos seriam uma esfera com carga eléctrica positiva onde estariam os electrões suficientes para que a carga total do átomo fosse nula.
Mais tarde Rutherford demonstrou que a maior parte do átomo era espaço vazio, estando a carga positiva no núcleo e os electrões em torno do mesmo. Também Rutherford, descobriu a existência dos protões no núcleo.
Já Bohr apresentou alterações ao modelo de Rutherford, os electrões só podiam ocupar níveis de energia bem definidos e os electrões giravam em torno do núcleo com orbitas e energias diferentes. As orbitas interiores apresentam energia mais baixa e à medida que se vão afastando do núcleo o valor da sua energia aumenta. Quando um electrão aumenta de energia para passar a uma orbita maior o átomo fica num estado excitado. Se um electrão passar uma orbita interior liberta energia. Os electrões normalmente têm menor energia – estado fundamental do átomo.  


1 comentário: