terça-feira, 26 de outubro de 2010

a importância da água no corpo humano




Conteúdo


Introdução



Neste trabalho vou falar sobre a importância da água no corpo humano, qual o tratamento que é dado a água para que esteja em condições de ser ingerida, e se as pessoas andam a beber água suficiente no seu dia-a-dia para evitar doenças.
Também vou falar sobre a carta europeia da água.
  

Desenvolvimento

A Importância da água no corpo humano  

A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para, logo depois, ser eliminada pela urina juntamente com os resíduos decorrentes desse metabolismo, ou evaporada pelos poros para manter a temperatura corporal.
A água é o constituinte mais importante do corpo humano: representa entre 45 a 75% do peso corporal. Esta variação depende de:
Sexo: relativamente à mulher o homem tem mais 15% de água corporal total, a qual constitui 60% do peso. A diferença entre os sexos é devida ao maior teor de gordura habitualmente presente nas mulheres.
Idade: as crianças têm, em relação ao volume corporal, maior percentagem de água corporal total que os adultos. Ao nascimento, representa cerca de 75% do peso do corpo, diminuindo com a idade.
Constituição física: esta variação resulta da quantidade de gordura, a qual contém relativamente menos água do que o tecido muscular, contribuindo para o peso sem um aumento proporcional no volume total de água. Assim, as pessoas obesas tendem a ter menor percentagem do peso corporal constituído por água.

Para manter as várias funções do nosso corpo é necessário o consumo de cerca de 2-3 l de água por dia. Precisamos desta quantidade diária porque não temos maneira de a armazenar no corpo como com os alimentos, que é metade da água que consumimos todos os dias. Morreríamos dentro de 3 a 7 dias sem água.
Os alimentos contêm bastante água ( exemplo bife 65 a 70% de água; maçã 84%; pão 45%). Em média, legumes e frutos têm um teor de água compreendido entre 80 e 95%. Resultado da oxidação e das reações metabólicas dos diversos constituintes celulares (cadeia respiratória), ocorre também a formação de água no organismo.
Todos os tecidos obsorvem a água. É o meio de transporte dos elementos nutritivos para a célula; transporta as substâncias solúveis que atravessam as membranas celulares devido ao mecanismo das pressões osmóticas.

Tratamento da água

Deveremos escolher a melhor qualidade de água para ingerimos. Deverá conter minerais importantes ao nosso bem-estar, tais como cálcio, magnésio, sódio, flúor, etc. Não deverá conter substâncias como chumbo, mercúrio, rádon, etc. Algumas destas substâncias maléficas podem por vezes contaminar as águas de consumo público e causar doenças como:

Uma estação de tratamento de água (ETA) é basicamente um conjunto de tanques e filtros, onde a água passa, em sequência, pelos seguintes processos: desinfecção, floculação, decantação, filtração e cloração.


Está a beber água suficiente?

Todos os dias são efectuados milhares de processos químicos e biológicos no nosso corpo, para tal, o ideal é beber água vitalizada. Água natural e pura é por isso um dos nossos alimentos mais importantes.
Não só deve ter atenção à qualidade da água que consome, mas também se bebe água suficiente! 75% das pessoas estão cronicamente desidratadas. 37% de nós tem o mecanismo da sede enfraquecido que muitas vezes é confundido com fome.
Outros factos:
-  Mesmo uma fraca desidratação torna o metabolismo mais lento em 3%.
- A falta de água é a primeira razão para fadiga durante o dia.
-  Estudos indicam que 8-10 copos de água por dia podem causar significativamente dores de costas e articulações em 80% dos doentes.
-  Mesmo uma pequena queda de 2% no teor de água do corpo pode provocar deficiências na memória curta, problemas com operações simples de matemática e dificuldades de concentração Segundo estudos científicos beber 5 copos de água vitalizada por dia diminuí o risco de:
Cancro do colon em 45%.
Cancro da mama em 79%.
Cancro da bexiga em 50%.
A água desempenha ainda um importante papel, no que respeita à prevenção de doenças e ao bem-estar geral:
- hidrata o corpo a partir do interior, contribuindo para que a pele se mantenha saudável, lisa e suave;
- evita perturbações do trânsito intestinal, como a prisão de ventre;
- ajuda a fortalecer as defesas naturais;
- ajuda a prevenir a formação de pedras nos rins e contribui para a redução do risco de infecções urinárias;
- ajuda a melhorar a capacidade de concentração, de raciocínio… e até favorece o bom humor!

Carta Europeia da água

Do Conselho da Europa
(Proclamada em Estrasburgo em 6 de Maio de 1968)

I. NÃO HÁ VIDA SEM ÁGUA. A ÁGUA É UM BEM PRECIOSO INDISPENSÁVEL ATODAS AS ACTIVIDADES HUMANAS.

II. OS RECURSOS DE ÁGUAS DOCES NÃO SÃO INESGOTÁVEIS. É INDISPENSÁVEL PRESERVÁ-LOS, ADMINISTRÁ-LOS E, SE POSSÍVEL, AUMENTÁ-LOS.

III. ALTERAR A QUALIDADE DA ÁGUA É PREJUDICAR A VIDA DO HOMEM E DOS OUTROS SERES VIVOS QUE DEPENDEM DELA.

IV. A QUALIDADE DA ÁGUA DEVE SER MANTIDAA NÍVEIS ADAPTADOS À UTILIZAÇÃO PARA QUE ESTÁ PREVISTA E DEVE, DESIGNADAMENTE, SATISFAZER AS EXIGÊNCIAS DA SAÚDE PÚBLICA.

V. QUANDO A ÁGUA, DEPOIS DE UTILIZADA, VOLTAAO MEIO NATURAL, NÃO DEVE COMPROMETER AS UTILIZAÇÕES ULTERIORES QUE DELA SE FARÃO, QUER PÚBLICAS QUER PRIVADAS.

VI. A MANUTENÇÃO DE UMA COBERTURA VEGETAL ADEQUADA, DE PREFERÊNCIA FLORESTAL. É ESSENCIAL PARAA CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS.

VII. OS RECURSOS AQUÍFEROS DEVEM SER INVENTARIADOS.

VIII. A BOA GESTÃO DA ÁGUA DEVE SER OBJECTO DE UM PLANO PROMULGADO PELAS AUTORIDADES COMPETENTES.

IX. A SALVAGUARDA DA ÁGUA IMPLICA UM ESFORÇO CRESCENTE DE INVESTIGAÇÃO, DE FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS E DE INFORMAÇÃO PÚBLICA.

X. A ÁGUA É UM PATRIMÓNIO COMUM, CUJO VALOR DEVE SER RECONHECIDO POR TODOS. CADA UM TEM O DEVER DE ECONOMIZAR E DE A UTILIZAR COM CUIDADO.

XI. A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DEVE INSCREVER-SE NO QUADRO DA BACIA NATURAL, DE PREFERÊNCIA A SER INSERIDA NO DAS FRONTEIRAS ADMINISTRATIVAS E POLÍTICAS.

XII. A ÁGUA NÃO TEM FRONTEIRAS. É UM RECURSO COMUM QUE NECESSITA DE UMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL.



Bibliografia





 

Sem comentários:

Enviar um comentário