segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Telemóveis



1- Indique os componentes principais do telemóvel.

Os principais componentes do telemóvel são:

Ecrã - São de cristais líquidos, que possuem óptimas propriedades de refracção
da luz, aonde se pode visualizar as chamadas, ver as mensagens, consultar a lista do
telemóvel

Tecladoé um dispositivo de entrada de dados composto de um conjunto de teclas
associadas aos caracteres utilizados para escrita e para controlo. Por debaixo existe
uma matriz de condutores que quando pressionada, fecha o contacto entre dois dos seus condutores de forma a processa- la.

BateriaUm dos componentes principais do telemóvel é abateria sem ela a sua portabilidade não seria possível, esta é construída em material de lítio

Auscultador - proporciona uma audição privada.

Antena Para que ocorra uma boa comunicação por telemóvel, é necessária uma antena com função de transmissão e de emissão de um sinal.

Maquina fotográfica – Serve para tirar fotos ou filmar.

Cabo de dados – Serve para transferir dados do telemóvel para outro dispositivo.

Displays  - É um dispositivo para apresentação de informação, de modo visual ou táctil.

Cartão sim – Serve para identificar, controlar e armazenar dados de telefones.

Leds – Diodo emissor de luz, serve para reproduzir luz.

Carcaça ou capa – Serve para proteger o seu interior.

CarregadorRecarregar os aparelhos com corrente eléctrica

Memória Placa de circuitos ou memoria sequências de instruções a serem seguidas e direccionadas

Altifalantes -  Acessório concebido para o melhor desempenho de áudio




2-     Relacione as utilizações do telemóvel com as idades dos indivíduos, profissões e níveis de literacia entre outros aspectos que considere importantes.

As pessoas dão diferentes usos aos telemóveis consoante a idade, estatuto social, actividade profissional entre outros factores.
Hoje em dia, os telemóveis têm imensas funcionalidades, muitas das quais aplicáveis ao dia-a-dia de uma pessoa comum, havendo outras que nem tanto, dependendo de alguns factores, nomeadamente os jogos, leitor de musica… Se na sua actividade profissional a pessoa precisa de registar compromissos profissionais importantes pode sempre recorrer a à agenda do seu telemóvel, se precisar de estar em contacto permanente com o resto do mundo pode aceder a internet através do telemóvel.
Se as idades dos utilizadores forem mais baixas, como é o caso das crianças e adolescentes, o uso mais recorrente deste aparelho visa os jogos, o envio da mensagens e como todos os utilizadores em geral usam o telemóvel para fazer chamadas de voz ou até, as agora possíveis, chamadas de vídeo. E para aqueles que estão em constante movimento temos hoje em dia a tecnologia bluetooth que permite falar sem ter de segurar o aparelho, evitando perdas de atenção e concentração entre outras, utilizando assim a tecnologia mãos livres. O GPS permite não só para turismo como também para trabalho, simplificando-o de maneira a chegar onde queremos com o telemóvel a mostrar-nos o melhor caminho a percorrer.
Os telemóveis têm muitas funcionalidades, sendo umas mais utilizadas e necessárias que outras.

3- apresente Vantagens e desvantagens da utilização do telemóvel na sociedade    actual.

Vantagens
A possibilidade de estarmos sempre contactáveis.
Comunicação em tempo real, com possibilidades de visualizar imagens, sem estar pendente de fios.
 Se na altura do seu aparecimento, o telemóvel apenas dava para receber/fazer chamadas, mandar mensagens e pouco mais, hoje em dia está mais evoluído e com um número vasto de funcionalidades e aplicações como: câmara fotográfica, câmara de vídeo, rádio, Internet, jogos, agenda, calendário, personalização das definições do telemóvel, calculadora, notas, relógio, cartão de memória, bluetooh, infravermelhos, modificador de imagem, GPS e ate ligar um telemóvel a um computador.
A principal vantagem dos telemóveis é a de que eles nos tornam a vida mais facilitada. Comunicar atrasos, pedir reboques em avarias numa estrada, deixar de alimentar telefones públicos com moedas ou cartões que nunca estão disponíveis
, tratar de certos assuntos sem estar presente.

Desvantagens

Os telemóveis criaram uma nova forma de linguagem: as palavras são encurtadas, por vezes são utilizados símbolos e códigos, fazendo lembrar a escrita primitiva.
Torna-se viciante.
Em termos de saúde não é aconselhável a sua utilização, porque pode afectar o desenvolvimento cerebral.
É utilizado nas aulas, causando faltas de concentração, gerando conflitos e indisciplina.
Quebra-se o diálogo directo, já que é mais fácil mandar uma mensagem ou telefonar.
A facilidade com que se pode registar imagens e divulgá-las em tempo real para todo o mundo tem trazido inúmeros problemas de ordem social, tais como a violência e perca de privacidade.
 Podem interferir com os pacemakers (aparelhos que regulam os batimentos cardíacos.
Também podem causar o risco de desenvolver um aneurisma acústico, um tipo de tumor benigno localizado no nervo auditivo e aumenta com a utilização do telemóvel a longo prazo.
Reduz a atenção de um condutor.
Se forem abandonados, os telemóveis contém substâncias nocivas para o ambiente.


 
3-     Fundamente a necessidade da evolução tecnológica, verificada ao longo do tempo, nos telemóveis.

 O telemóvel num curto período de tempo evoluiu de forma significativa.
Antigamente só servia para efectuar chamadas.
Na segunda geração de telemóveis, o sistema GSM (Global System for Mobile) passou a desempenhar um papel muito importante, permitindo a melhoria das comunicações móveis. Começou a haver mais qualidade nas comunicações assim como surgiu a hipótese de utilizar o roaming internacional (possibilidade de a partir de um telemóvel realizar e receber chamadas num país estrangeiro). Em 1998, a popularidade do GSM continuou a acentuar-se, com a existência de 100 milhões de subscritores, cinco milhões de novos utilizadores/mês, 120 países envolvidos, com 300 operadores e com uma percentagem de 60% de telemóveis digitais com GSM.
Por todo o mundo proliferam as marcas e os modelos de telemóveis. Com o passar dos anos, o simples acto de usar telemóvel deixou de ser um factor decisivo em termos de importância social, já que entre cada modelo as diferenças são muito grandes. Assim, sendo, as características, o formato, o tamanho e o peso é que são factores determinantes para associar os utilizadores a determinados estilos de vida. Marcas como a Motorola, a Ericsson, a Nokia ou mesmo a Philips e a Siemens têm tentado ganhar pontos nos diferentes mercados.
Na actualidade podemos efectuar diversas operações, tais como, enviar mensagens, tirar fotos, filmar, jogar, ouvir música, despertador, gravar lembretes, vídeo chamadas e até acesso à internet são algumas das funções que utilizamos com frequência.
 

5-identifique a gama do espectro electromagnético  correspomdemte ao tipo de ondas que permite o funcionamento do telemóvel. 

A palavra espectro (do latim "spectrum", que significa fantasma ou aparição) foi usada por Isaac Newton, no século XVII, para descrever a faixa de cores que apareceu quando numa experiência a luz do Sol atravessou um prisma de vidro em sua trajectória.
Espectro electromagnético é o intervalo completo da radiação electromagnética, que contém desde as ondas de rádio, as microondas, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioleta, os raios X, até aos radiação gama
As ondas electromagnéticas no vácuo têm a mesma velocidade, modificando a frequência de acordo com espécie e, consequentemente, o comprimento de onda.




Ondas electromagnéticas
 É importante tomarmos consciência de como estamos imersos em ondas electromagnéticas. Iniciando pelo Sol, a maior e mais importante fonte para os seres terrestres, cuja vida depende do calor e da luz recebidos através de ondas electromagnéticas.
Além de outras, recebemos também: a radiação electromagnética emitida, por átomos de hidrogénio neutro que povoam o espaço interestelar da nossa galáxia; as emissões na faixa de radiofrequências dos "quasares" (objectos ópticos que se encontram a enormes distâncias de nós, muito além de nossa galáxia, e que produzem enorme quantidade de energia); pulsos intensos de radiação dos "pulsares" (estrelas pequenas cuja densidade média é em torno de 10 trilhões de vezes a densidade média do Sol).
Essas radiações são tão importantes que deram origem a uma nova ciência, a Radioastronomia, que se preocupa em captar e analisar essas informações obtidas do espaço através de ondas. Há ainda as fontes terrestres de radiação electromagnética: as estações de rádio e de TV, o sistema de telecomunicações à base de microondas, lâmpadas artificiais, corpos aquecidos e muitas outras.
Podemos resumir as características das ondas electromagnéticas no seguinte: São formadas por campos eléctricos e campos magnéticos variáveis. O campo eléctrico é perpendicular ao campo magnético. São ondas transversais (os campos são perpendiculares à direcção de propagação). Propagam-se no vácuo com a velocidade "c" . Podem propagar-se num meio material com velocidade menor que a obtida no vácuo. Com isto, o campo eléctrico ao redor do fio em um certo instante estará apontando num sentido e, depois, no sentido contrário

Microondas
 Microondas correspondem à faixa de mais alta frequência produzida por osciladores electrónicos. Frequências mais altas que as microondas só as produzidas por oscilações moleculares e atómicas.
As microondas são muito utilizadas em telecomunicações. As ligações de telefone e programas de TV recebidos "via satélite" de outros países são feitas com o emprego de microondas.

Sem comentários:

Enviar um comentário